Panoranma Político \ Taline Oppitz
Mudanças na BM
Passou quase despercebida a manifestação do governador Tarso Genro, na sexta-feira, durante reunião do Conselho Superior da Brigada Militar. Mas os recados e as orientações do governador à BM são relevantes e sinalizam mudanças no comportamento da corporação. Tarso afirmou aos oficiais da Brigada que deseja a BM voltada à comunidade, sugeriu inclusive que a corporação utilize as redes sociais, como o Twitter e o Facebook, para se aproximar da população. Propôs também que a Brigada seja ousada e se prepare para ser uma "Polícia cidadã". São novos conceitos e exigências que o ex-ministro da Justiça pretende colocar em prática nos próximos meses.
Reacomodação
Criação do PSD, que dá os primeiros passos hoje com as adesões do prefeito de SP, Gilberto Kassab, e do vice-governador Guilherme Afif Domingos, que se desligaram do Dem na sexta-feira, é o primeiro movimento da oposição visando ao pleito de 2014.
Emergências
As mudanças começam pela Casa Militar. Tarso Genro considera desnecessário manter uma equipe voltada somente para atender ao Palácio Piratini. Por esta razão, já determinou que a Casa Militar se prepare para atender a emergências sociais e ambientais.
Ouvidoria
As comemorações dos 239 anos de Porto Alegre começaram no sábado com os vereadores da Capital ouvindo a população no Mercado Público da cidade. Um quiosque da Ouvidoria da Câmara Municipal permanecerá toda a semana no local ouvindo sugestões e reclamações dos porto-alegrenses.
MPs
Começou a tramitar no Senado, na sexta-feira, em meio à chegada do presidente norte-americano, Barack Obama, a proposta de emenda à Constituição anunciada pelo presidente da Casa, José Sarney, para mudar a tramitação das medidas provisórias. Sarney reclama que o atual prazo, de 120 dias de tramitação no Congresso, obriga o Senado a apreciar as MPs, em alguns casos, em 24 horas, pois a Câmara ocupa 119 dias discutindo a matéria.
Apartes
Depois de ouvir o governador Tarso Genro, o tradicional almoço Tá na Mesa, da Federasul, vai receber o prefeito José Fortunati (PDT) na próxima quarta-feira. Fortunati abordará o tema "Nossa Porto Alegre: a cidade do presente e do futuro".
Atuação de Marco Maia na presidência da Câmara dos Deputados demonstra, na prática, como funciona o Legislativo. Maia colocou a reforma política como meta e, impulsionada por ele, a discussão avança também no Senado. Depois de discutir a eleição dos suplentes e a reeleição, o Senado discute amanhã a forma como são eleitos os deputados federais, deputados estaduais e distritais e vereadores. Este é o primeiro item da reunião de terça da comissão do Senado que estuda o assunto.
Partido Verde perde oportunidade histórica de crescimento ao não se adaptar às ideias de Marina Silva. Choque entre o grupo da ex-ministra com militantes inexpressivos mais antigos da sigla poderá tirá-la do PV. Fernando Gabeira também poderá sair do PV.