Caciques na estrada
O resultado da última pesquisa CNT/Sensus explica a ofensiva dos tucanos no sul do Brasil. Dentro da estratégia de jogar tudo para levar a eleição para o segundo turno, José Serra sabe que não pode deixar flancos descobertos na única região onde mantém a preferência do eleitor. A hora é de apelar para as lideranças regionais. Até então atuando nos bastidores e em contato direto com Fernando Henrique Cardoso , Jorge Bornhausen (DEM) saiu a campo para tentar mobilizar aliados descontentes. Presidente do PSDB e candidato a deputado federal, Sérgio Guerra retoma as rédeas das negociações. A reunião no Estado foi apenas um piloto para outros encontros no Brasil. A pressão funcionou. Mudanças no tom da campanha estão a reboque desta reação, passando por cima da resistência dos marqueteiros.
Lapso
Nas primeiras propagandas eleitorais para deputado federal em Pernambuco, Sérgio Guerra também não citou José Serra. Ficou o constrangimento.
Fôlego
Depois de uma reunião reservada com a cúpula nacional do DEM, o deputado Germano Bonow confia que finalmente o comitê suprapartidário vai decolar. São as esperanças renovadas.
Arrastão
Prefeitos gaúchos do PP que apoiam Dilma Rousseff estão sendo arregimentados. A intenção do comando nacional do partido é promover um evento a favor da candidata, a exemplo do que está sendo feito pelo PMDB.
Concentração
Assim que deixar a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, o ministro Gilson Dipp assumirá uma suplência no TSE. Mesmo sem estar entre os titulares, já deve entrar na forçatarefa que cuida das propagandas eleitorais.
PARA CONFERIR - ali adiante
Vespeiro - O programa de governo de Dilma Rousseff fechou uma proposta polêmica na área de segurança. A ideia é que a Secretaria Nacional Antidrogas deixe de fazer parte do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e passe ao Ministério da Justiça. Basta saber se contará com a anuência da caserna, já que o órgão é comandando pelos militares.
No prelo
Tarso Genro vai lançar um novo livro. No próximo dia 13, na sede da OAB, em Brasília, ele apresenta a obra Direito, Constituição e Transição Democrática no Brasil, escrita no período em que esteve à frente do Ministério da Justiça.