segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rosane Oliveira/Zero Hora

Enfim, juntos
O lançamento do movimento suprapartidário de apoio à candidatura de José Serra, hoje, ao meio-dia, será o primeiro ato de campanha do tucano com a presença da governadora Yeda Crusius. Na última visita dele ao Rio Grande do Sul estava prevista uma caminhada lado a lado, mas Serra se atrasou e os dois tiveram apenas um rápido encontro. Hoje, ela falará pelo PSDB no ato em que cada partido terá um orador. O PMDB havia indicado Germano Rigotto para falar em seu nome, mas, como o exgovernador não vai participar do ato – e tende a declarar apoio à candidata Marina Silva –, a tarefa ficou com o deputado federal Ibsen Pinheiro, que assim como o coordenador, Germano Bonow (DEM), não concorre nesta eleição. Quem falará pelo DEM é o presidente estadual, Onyx Lorenzoni. O PTB, que liberou seus filiados, também não terá seu principal líder, o senador Sérgio Zambiasi, como orador. Quem vai falar é o secretário estadual da Administração, Elói Guimarães. E o vice de Yeda, Berfran Rosado, discursará pelo PPS.
Serra vai direto do aeroporto para a churrascaria Galpão Crioulo, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde estarão concentrados líderes do PSDB, do PMDB, do PPS, do PTB e do DEM. O ato começa com a leitura de um manifesto, pelo jornalista Flávio Tavares, que falará também em nome de artistas e intelectuais. O candidato tucano desembarca no Estado três dias depois de sua adversária Dilma Rousseff ter recebido o apoio do PDT e participado de um encontro com prefeitos e vices de diferentes partidos, incluindo PMDB e PTB, que estão divididos. No PDT, Dilma foi recebida com o Hino da Legalidade, em homenagem a Leonel Brizola. Os organizadores do ato pró- Serra optaram por executar o Hino Nacional e o Hino Rio-grandense.
Um grupo de mulheres militantes do PT elegeu o colar de pérolas – verdadeiras ou imitações – como símbolo da campanha de Dilma Rousseff. Durante o ato em que Tarso Genro apresentou projetos voltados às mulheres, foram comercializadas quase cem unidades. Tarso não resistiu e comprou dois, um para sua mulher, Sandra, e o outro para a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire .
!
O presidente Lula gravou um vídeo para o site oficial da candidata Dilma Rousseff, pedindo aos internautas que usem as redes sociais para eleger a ex-ministra.
Campanha pelo título
O Tribunal Regional Eleitoral começa a veicular no início de setembro uma campanha alertando os gaúchos para a necessidade de apresentar o título de eleitor e um documento de identidade na hora de votar.
A campanha será protagonizada pelo humorista André Damasceno e pelo judoca João Derly. Quem perdeu o título de eleitor tem até 23 de setembro para pedir a segunda via.
Aposta nas Mulheres
Sob a liderança de Isabela Fogaça, mulheres que apoiam a coligação PMDB-PDT enfrentaram a manhã gelada de ontem para fazer caminhada no Parque da Redenção ao lado dos candidatos José Fogaça e Germano Rigotto. A conquista do voto feminino é considerada estratégica pela coligação porque as mulheres formam o maior contingente de eleitores indefinidos. Na última pesquisa do Datafolha, em que teve 27% das intenções de voto contra 38% de Tarso Genro, Fogaça ficou com 28% entre os homens e 25% entre as mulheres. Na pesquisa espontânea, seu índice geral é de 10%, mas cai para 8% no eleitorado feminino. Rigotto apelou para que as candidatas a deputada estadual e federal reforcem suas campanhas para tentar aumentar a representação feminina na Câmara e na Assembleia. Em 2006, o PMDB gaúcho não elegeu nenhuma deputada estadual ou federal. Neste ano, não conseguiu preencher a cota de 30% das vagas reservadas às mulheres.
Aliás
A maior preocupação dos partidos com as pesquisas que apontam mau desempenho dos seus candidatos é o efeito que produzem no humor dos financiadores da campanha.
Churrasco duplo
Cerca de 300 prefeitos são esperados para um jantar com a candidata Yeda Crusius, hoje à noite, no mesmo restaurante em que ao meio-dia haverá o churrasco com José Serra. Yeda receberá os apoiadores ao lado do vice, Berfran Rosado, e da candidata ao Senado, Ana Amélia Lemos (PP). Um estúdio será montado no local para gravar depoimentos que serão exibidos no horário eleitoral.
  • O destino de 106 cargos em comissão da Procuradoria-Geral de Justiça deve ser definido hoje pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, no julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo sindicato dos servidores do Ministério Público. O sindicato cobra o cumprimento de uma determinação do Conselho Nacional do Ministério Público para restringir os CCs a cargos de chefia e assessoramento.
  • Pela dificuldade de se expressar uma ideia em 140 caracteres, o Twitter é um perigo. Que o diga o deputado Giovani Cherini, que no dia 11 de agosto postou a seguinte frase: “Já to na 116 voltando para PoA. Como é bom trabalhar os 4 anos, agora não precisa comprar votos”. O que será mesmo que o presidente da Assembleia quis dizer com isso?