segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Carolina Bahia/Zero Hora

Tucanos pilchados
Garantir a vantagem sobre Dilma Rousseff no sul do país virou questão de honra para José Serra. De acordo com a pesquisa Datafolha, essa é a única região em que o tucano mantém a dianteira. No caso do Rio Grande do Sul, tendência que se deve mais à tradicional polarização da política do que à mobilização de aliados. Os comitês pluripartidários demoram a decolar e a insatisfação de lideranças do DEM é latente. Mas Serra conta com uma robusta fatia do PMDB gaúcho e o discurso que atrai tanto o empresário urbano quanto o setor rural. Mesmo disposto a popularizar seu estilo, é neste voto que ele continuará apostando.
Torneira
Para cumprir a determinação do Planalto de desengavetar projetos com urgência, o Ministério do Desenvolvimento Agrário precisa de dinheiro. O ministro Guilherme Cassel adianta que já cumpriu 70% do orçamento previsto e precisa de verba para obtenção de terras e assistência técnica. Gerente do cofre, o ministro Paulo Bernardo faz que não é com ele.
Na trincheira
E a multiplicação dos dossiês não tem fim no PT. Agora, o alvo é o ex-tesoureiro do partido, Paulo Ferreira. Um e-mail anônimo, questionando gastos de campanha, foi enviado a colegas de partido. Quem leu o documento não tem dúvida: é fogo amigo.
Os outros
Enquanto analisa com advogados o que pode fazer a respeito da denúncia apócrifa, Ferreira provoca: – Os meus gastos são compatíveis e declarados. Cabe à Justiça Eleitoral fiscalizar campanhas com grande visibilidade e baixo custo.
Diploma
A partir de hoje, institutos federais recebem inscrições para a certificação profissional. O programa promete comprovante de qualificação a quem já exerce a profissão há muito tempo, como pedreiros, garçons e pescadores. Os testes poderão ser feitos em Caxias do Sul, Alegrete, São Vicente do Sul, São Borja, Júlio de Castilhos e Panambi.