Começa a nova fase da campanha
- O início dos programas eleitorais marcou a largada de uma nova fase da campanha, de maior aproximação dos candidatos com o eleitor. Principal aposta das coordenações para reverter cenários desfavoráveis e ampliar vantagens, as primeiras veiculações dos três principais presidenciáveis contaram com produções impecáveis. A seu modo, cada um ressaltou os pontos considerados fortes. Marina Silva, do PV, com pouco mais de 1 minuto e em desvantagem em relação a seus adversários, chamou a atenção para a necessidade de preservação do meio ambiente. José Serra, do PSDB, se apresentou como "Zé Serra", um homem simples, e destacou sua experiência administrativa, dividindo o tempo do programa com as realizações no Ministério da Saúde. Na situação cômoda de manter a vantagem que tem apresentado nas pesquisas, Dilma não falou de propostas e centrou a veiculação na ligação com o presidente Lula e em um ingrediente que o PT utiliza com maestria: a emoção.
Movimento antecipado
- A Associação de Prefeitos e Vices do PMDB gaúcho se antecipou e divulgou nota anunciando a decisão de liberar seus integrantes sobre manifestações de apoio em relação à corrida presidencial. O documento foi lançado na véspera de reunião do Movimento dos Gestores Municipais do PMDB pró-Dilma e Temer, marcada para hoje, às 15h. O grupo está mobilizado e pretende lançar manifesto de apoio à petista. Segundo contas parciais dos organizadores, cerca de 200, dos 247 prefeitos e vices do PMDB, estão com Dilma
Neutralidade teórica
- Lideranças do PMDB, que até agora sustentavam o discurso de que a maioria da base eleitoral peemedebista faria campanha em favor de José Serra no Rio Grande do Sul, parecem estar revendo a "tese". No último fim de semana, prevendo que a adesão poderia ser maior que o esperado, parlamentares do partido já haviam entrado em campo na tentativa de enfraquecer o ato organizado por prefeitos e vices do partido dispostos a abrir apoio para Dilma. Pelo visto, se deram conta de que não conseguirão conter o movimento.
Sem crise
- Depois de protagonizar, na última sexta-feira, um grande ato de apoio a Dilma Rousseff, o PDT decidiu não dar margem para interpretações sobre crises, que poderiam ampliar investidas do PT gaúcho a dissidentes trabalhistas. Três dias após o evento pró-Dilma, o candidato José Fogaça foi convidado para almoçar com lideranças e a bancada do PDT na Assembleia, para "reafirmar a unidade política" da coligação Juntos pelo Rio Grande.
Nomeações cobradas
- O advogado Eduardo Carrion encaminhou ao prefeito José Fortunati documento solicitando a nomeação de bibliotecários concursados. O edital do concurso, de dezembro de 2008, previa 39 vagas. O resultado foi homologado em março de 2009, mas até agora apenas um bibliotecário foi nomeado. Devido à falta de profissionais, professores estariam em desvio de função exercendo atividades em bibliotecas.
Dicas eleitorais em site
- O publicitário baiano Duda Mendonça responsável pela campanha de Lula em 2002, lançou ontem o videoblog "making of". O site traz, em vídeos, o processo de criação de jingles e slogans, explicações sobre pesquisas qualitativas e dicas sobre estratégias de marketing eleitoral. Hoje, Duda Mendonça atua nas campanhas de Marta Suplicy e de Roseana Sarney. No www.videoblogdoduda.com.br.
Apartes
- Assim como a manifestação do presidente Lula, os depoimentos do ex-governador Olívio Dutra e de Carlos Araújo, seu ex-marido e pai de sua filha, ganharam destaque no primeiro programa eleitoral de Dilma na TV.
- O historiador Sérgio da Costa Franco lança amanhã, às 19h, na Livraria Nova Roma, o livro "Dicionário Político do Rio Grande do Sul". O dicionário biográfico reúne mais de 500 verbetes sobre políticos, pensadores, caudilhos, instituições e partidos de 1821 a 1937 no Estado.Funcionários da TVE e FM Cultura reúnem-se hoje, às 11h, com Tarso Genro. Irão entregar propostas e pedir formalização do compromisso de manter a estrutura pública.