Ringue digital
Finalmente, a campanha à Presidência da República saiu do marasmo. Mesmo restrito ao público da internet, o debate entre os candidatos pela primeira vez promoveu o confronto direto entre Dilma Rousseff e José Serra. De casaco vermelho e respaldada na vantagem das pesquisas, a petista foi para o ataque, acusando o DEM de entrar na Justiça contra o ProUni. Ansioso pelo embate direto, Serra rebateu e cobrou o apoio do PT ao Plano Real. As comparações entre os governos Lula e FH também foram inevitáveis. Mas o interessante mesmo foi assistir aos dois candidatos se mostrarem como são – em especial nos momentos de irritação. O frequente sorriso de Dilma desapareceu. O mal-estar de Serra com o DEM veio à tona. E, para coroar, temas de interesse da população, como educação e moradia, vieram, foram abordados. A briga foi boa e produtiva. O público da TV aberta também merece.
Reforço
Responsável pela assessoria jurídica do diretório nacional do PT e da campanha de Dilma Rousseff, o advogado Márcio Silva vai coordenar a equipe de defesa da deputada Maria do Rosário (PT) no TSE. O recurso foi encaminhado ontem a Brasília.
Bola sete
A cúpula do PMDB gaúcho está tensa. O medo é de redução da bancada na Câmara, que hoje chega a cinco deputados. Especialistas em cálculos estimam que não mais do que três candidatos têm chances reais de eleição. Um medalhão pode ficar de fora.
Território
Em Brasília, para o fracassado esforço concentrado da Câmara, o deputado Claudio Diaz (PSDB) aproveitou para articular pelo menos mais duas visitas de José Serra ao Estado. A ideia é levá-lo à Metade Sul e à Fronteira.
Saga
Após périplo pelo Nordeste e Sudeste, Xico Graziano desembarca hoje em Porto Alegre para uma reunião com o ex-marido da governadora Yeda, Carlos Crusius, e Sabino Porto Júnior. Ele quer saber o que os gaúchos gostariam de ver no programa de governo de José Serra.
Peneira
Depois de um dia de reuniões na Capital Federal, o prefeito de Pelotas, Fetter Júnior, conseguiu ontem a pré-aprovação de R$ 210 milhões para investimentos no município através do PAC 2. Os projetos incluem obras de saneamento, pavimentação, drenagem, habitação e tratamento de água. A liberação do dinheiro, no entanto, depende agora de muita articulação política.