Ana Luísa Westphalen - Valor Economico
SÃO PAULO - A AmBev vai unir-se à produtora de cervejas venezuelana Cervecería Regional. A expectativa é de que a operação seja concluída ainda este ano. Segundo comunicado divulgado nesta manhã, quando a transação for concluída, a Ambev ficará com 15% da Regional, fatia que pode aumentar para 20% nos próximos quatro anos.
Com o negócio, as duas companhias poderão complementar suas operações de distribuição de produtos. "Estamos na expectativa de trabalhar com a Regional para construir a combinação dos nossos portfólios Regional Light, Brahma e Zulia, além de oferecer mais inovações ao mercado cervejeiro venezuelano", disse o vice-presidente da AmBev para a América Latina, Ricardo Moreira.
A Venezuela, país em que a AmBev está presente desde 1994, ainda como Brahma, é o segundo maior mercado consumidor de cerveja da América do Sul. A companhia está instalada na cidade de Barquisimeto, no Estado de Lara, com centros de distribuição em cinco cidades.Já a Cervecería Regional tem fábricas em Maracaibo e Cagua, com centros de distribuição em todo o território venezuelano. O atual portfólio da companhia inclui as cervejas Regional Light, Regional Draft e Pilsen.